19 de março de 2020

RELEITURA: O Mistério do Trem Azul (Agatha Christie) | Hercule Poirot #06

Essa foi mais uma releitura de Agatha Christie! O primeiro contato que tive com a história foi em 2013 e, na época, lembro de não ter gostado muito e de ter achado o caso pouco engenhoso. Dessa vez, apesar de ainda achar que o livro não é um dos melhores da autora, gostei bem mais da experiência. Aqui nós encontramos uma história que mistura elementos de diferentes tipos de histórias de Agatha Christie: personagens disfarçados, encontros suspeitos em lugares afastados no meio da noite, roubo de joias e um mistério whodunit (Quem matou?).



Publicado em 1928, O Mistério do Trem Azul é uma das primeiras obras obras lançadas pela autora após o seu misterioso desaparecimento em um dos momentos mais conturbados de sua vida. Ainda que, de forma geral, o livro tenha obtido uma recepção positiva, a própria Agatha Christie não gostava dele. Ela chegou, inclusive, a admitir em sua autobiografia que o processo de escrita da obra foi um marco em sua carreira, pois foi quando ela percebeu que a escrita havia se tornado a sua profissão, deixando de ser uma atividade apenas prazerosa e amadora, para se tornar a maneira como ela ganhava dinheiro. Assim, ela se sentia pressionada para publicar um outro livro e, ao mesmo tempo, sem inspiração para criar. O resultado é uma adaptação de uma outra história que ela havia arquivado.

Contudo, preciso dizer que mesmo com esses bastidores conturbados, O Mistério do Trem Azul é uma leitura divertida e envolvente. Aqui somos apresentados à Ruth Kattering, uma mulher faz parte da alta sociedade britânica e é bastante infeliz em seu casamento com Derek. A união dos dois ocorreu apenas por conveniência e interesses e, por isso, ela está determinada a se divorciar. Após embarcar no famoso Trem Azul, rumo à Riviera Francesa, ela é assassinada durante a noite e seu colar de diamantes - uma joia conhecida como Coração de Fogo, que pertenceu a reis, imperadores e czares - desaparece. Ninguém observou nada de estranho, o corpo só foi descoberto na manhã seguinte e o criminoso, aparentemente, não deixou pistas. Porém, para a sorte da polícia francesa, Hercule Poirot estava à bordo do trem e resolve abandonar a sua aposentadoria para auxiliar nas investigações.

Também conhecemos Katherine Grey, uma jovem dama de companhia bastante observadora que herdou uma grande fortuna. Por estar no Trem Azul e ter sido a última pessoa a conversar com a vítima, ela logo se torna uma "ajudante" do Poirot na investigação. Por meio das conversas entre eles, observamos o método do detetive belga sendo aplicado e, ao mesmo tempo, também conhecemos mais sobre Katherine, que me lembrou um pouco a protagonista de "O homem do terno marrom". Com a personagem, acompanhamos uma história paralela de romance. É algo bem sutil, mas que em alguns momentos fica mais interessante que o caso de assassinato, que se torna enrolado e confuso em determinados trechos, ainda que traga uma solução satisfatória.

De forma geral, esperava mais de O Mistério do Trem Azul. Mas, como disse, é uma leitura divertida e que prende a atenção do leitor do início ao fim. Como sempre acontece com um livro de Agatha Christie, existem pistas para serem seguidas e é sempre legal quando conseguimos descobrir alguma informação antes do detetive em questão.





11 de março de 2020

O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie) | Hercule Poirot, livro #4

Desde que decidi ler as obras de Agatha Christie de forma mais ou menos cronológica, meu interesse por O assassinato de Roger Ackroyd só aumentava. O livro está sempre nas listas de melhores obras da autora, é o favorito de muitos fãs e é o único trabalho dela na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer. A expectativa estava alta e fico feliz ao perceber que foi atingida. Até agora não acredito que consegui escapar de spoilers e pude ter uma experiência de leitura completa, sem interferências e meio que sem saber para onde tudo estava caminhando.


Aqui somos apresentados à King's Abbot, uma vila pacata na qual os moradores passam a maior parte do tempo fofocando e nada de muito interessante acontece... exceto assassinatos. Logo no início ficamos sabendo da morte de Mrs. Ferrars, que de acordo com os rumores da cidade, cometeu suicídio. Sua morte ocorre um ano após a de seu marido, que teria morrido após ingerir soníferos, mas há quem acredite não se tratar de um acidente. Para completar a sequência de mortes estranhas, Roger Ackroyd, um dos homens mais ricos da região, é encontrado em sua mansão após ser esfaqueado com uma adaga de sua própria coleção. Caroline Sheppard é uma das mulheres mais fofoqueiras e mais bem informadas da cidade e acredita que as mortes estejam relacionadas. Desconfiada, ela resolve pedir a ajuda de seu vizinho, um detetive belga aposentado: Hercule Poirot. 

O livro foi publicado em 1926 e traz alguns dos elementos mais característicos nas obras da autora, ao mesmo tempo em que subverte alguns aspectos para surpreender o leitor. Poirot utiliza seu método de investigação, sua capacidade de observação e as suas células cinzentas para chegar à verdade. Toda a verdade, como ele gosta de dizer. É uma história com nuances e nada é como parece; todo mundo esconde algo e, por isso, a atmosfera de desconfiança é constante. Se você é como eu e também gosta de desempenhar a função de detetive, O assassinato de Roger Ackroyd é um prato cheio. Aqui temos segredos para serem desvendados, pistas confusas, reviravoltas e personagens com motivações diversas para serem considerados assassinos em potencial. O que mais gostei nesse livro é que tudo é bem redondinho e nenhuma ponta fica solta. O final é surpreendente, tanto na revelação do assassino, quanto no que se segue após esse momento - provavelmente, o aspecto que mais me impactou no livro.

Eu consegui descobrir quem cometeu o crime antes do desfecho, mas isso não quer dizer muita coisa, pois essa é uma história bem engenhosa, do tipo que dá um nó no cérebro e explode a sua cabeça no momento da revelação. São vários pontos que precisam ser explicados, então mesmo adivinhando quem cometeu o crime (e, realmente, dá para ficar na dúvida entre os suspeitos), ainda é necessário descobrir o motivo e encontrar soluções para outros mistérios que surgem na história. São muitos os detalhes e, como costuma acontecer nos livros de Agatha Christie, neles se escondem as respostas. E isso é o máximo que posso dizer sem revelar muita coisa, pois esse é o tipo de livro que é melhor ler sem saber muito e se deixar surpreender. 

Ainda não sei se O assassinato de Roger Ackroyd será o meu livro preferido da autora, mas é o que mais gostei até o momento desde que resolvi (re) ler seus livros. Entendo o porquê de muitas pessoas o considerarem o melhor trabalho da autora e também compreendo a sua importância para o romance policial, pois a autora inovou em alguns aspectos e trouxe um impacto significativo para o gênero. Peço que me desculpem por ser ~misteriosa~ e não revelar mais ou dar muitas explicações, mas faço isso pelo bem de quem tem interesse em ler o livro, ok? Leitura mais que recomendada!



Esta leitura também faz parte do desafio 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer.

4 de março de 2020

The end of a decade: as coisas que realmente importam e nos definem

Há alguns anos, conversando com minhas amigas de internet, ouvi falar de posts de self-image. Não sei dizer se eles são uma coisa frequente na blogosfera ou se foi só uma coisa que conversamos naquela ocasião, mas desde então fiquei com vontade de fazer, mas nunca fiz. Com o encerramento de mais uma década da minha vida, achei legal fazer algo para cada um dos últimos dez anos e, como a memória é fraca e eu não tenho mais os meus diários antigos, optei por me ater apenas aos favoritos, às coisas que amei (e que espero que ainda ame!) e que, de alguma forma, me trouxeram até aqui e me definiram de alguma maneira. Penso que será uma experiência prazerosa voltar ao post daqui a alguns anos e lembrar a pessoa que fui durante os meus vinte e poucos a partir das minhas coisas favoritas.

2010: 20 anos
♡ Livro: O mundo de Sofia
♡ Filme: Tudo acontece em Elizabethtown
♡ Série: LOST
♡ Artistas/bandas: Pink Floyd, The Beatles, Coldplay, Sandy, Alanis Morissette, The Cranberries, John Mayer, David Bowie, The Rolling Stones, Natalie Imbruglia
♡ Álbuns: P.U.L.S.E. (Pink Floyd), The Division Bell (Pink Floyd), Manuscrito (Sandy), Battle Studies (John Mayer), Only By The Night (Kings of Leon), Rubber Soul (The Beatles), Imagine (John Lennon), Goat's Head Soup (The Rolling Stones), Out of Time (R.E.M.), X&Y (Coldplay), Pretty in Black (The Raveonettes), Light Me Up (The Pretty Reckless), Counting Down The Days (Natalie Imbruglia), The Collection (Alanis Morissette)
♡ Músicas: There's No Way Out Of Here (David Gilmour), Echoes (Pink Floyd), 100 Years Ago (The Rolling Stones), Tempo (Sandy), Losing My Religion (R.E.M.), Assassin (John Mayer), Closer (Kings of Leon), Nothing Else To Lose (The Pretty Reckless)

2011: 21 anos
♡ Livro: O apanhador no campo de centeio e A Sangue Frio
♡ Filme: Meia-Noite em Paris
♡ Série: How I Met Your Mother
♡ Artista/Bandas: Katy Perry, Nerina Pallott, The Killers, Britney Spears, Coldplay
♡ Álbuns: The Graduate (Nerina Pallott), Hot Fuss (The Killers), Teenage Dream (Katy Perry), Plans (Death Cab for Cutie), Femme Fatale (Britney Spears)
♡ Músicas: Soul Meets Body (Death Cab for Cutie), Human (Nerina Pallott), I an Island (Allison Weiss), Fingers Crossed (Allison Weiss), Jenny Was a Friend of Mine (The Killers), Everything's Illuminated! (Nerina Pallot), Slow Dancing in a Burning Room (John Mayer), Paradise (Coldplay)

2012: 22 anos
♡ Livro: Um dia, Persuasão, Jogos Vorazes (trilogia), As vantagens de ser invisível
♡ Filme: A invenção de Hugo Cabret
♡ Série: Once Upon a Time e Game of Thrones
♡ Artista/Bandas: Lana Del Rey, Ed Sheeran, Angus & Julia Stone, Gotye, Feist, 
♡ Álbuns: Life of a Ghost (Blue Foundadion), Broken Brights (Angus Stone), Down The Way (Angus & Julia Stone), + (Ed Sheeran), Born to Die (Lana Del Rey), Metals (Feist), Making Mirrors (Gotye), 
♡ Músicas: Born to Die (Lana Del Rey), Video Games (Lana Del Rey), Give Me Love (Ed Sheeran), The A Team (Ed Sheeran), Lego House (Ed Sheeran), Broken Brights (Angus Stone), Distant Dreams (Blue Foundation), Graveyard (Feist), For You (Angus & Julia Stone), Somebody That I Used To Know (Gotye), Band Aid (Pixie Lott), Big Jet Plane (Angus & Julia Stone), Yellow Brick Road (Angus & Julia Stone)

2013: 23 anos
♡ Livro: O Circo da Noite, O Palácio de Inverno, O Grande Gatsby, Lugar Nenhum, Quem é você, Alasca?, As Crônicas dos Kane, O diário de Anne Frank
♡ Filme: Intocáveis, Picth Perfect, Meu Malvado Favorito 2, Metropolis
♡ Série: Doctor Who e Game of Thrones
♡ Artista/Bandas: The Killers, Imagine Dragons, Sandy, John Mayer
♡ Álbuns: Battle Born (The Killers), Night Visions (Imagine Dragons), Continuum (John Mayer), Sim (Sandy)
♡ Músicas: Radioactive (Imagine Dragons), Battle Born (The Killers), Heart of a Girl (The Killers), Runaways (The Killers), Belief (John Mayer), Escolho Você (Sandy)

2014: 24 anos
♡ Livro: As virgens suicidas, Cidades de Papel, Eu sou Malala
♡ Filme: Capitão América e o Soldado Invernal, Mesmo se nada der certo, O serviço de entregas da Kiki
♡ Série: Game of Thrones e Arrow
♡ Artista/Bandas: Arctic Monkeys, Gabrielle Aplin, Of Monsters and Men, Ed Sheeran, Marina & The Diamonds
♡Álbuns: A.M. (Arctic Monkeys), English Rain (Gabrielle Aplin), My Head Is an Animal (Of Monsters and Men), Electra Heart (Marina & The Diamonds), X (Ed Sheeran), Secondhand Rapture (MS MR)
♡ Músicas: Ready to Question (Gabrielle Aplin), Do I Wanna Know (Arctic Monkeys), I Wanne Be Yours (Arctic Monkeys), Teen Idle (Marina & The Diamonds), The Valley of The Dolls (Marina & The Diamonds), Bubblegum Bitch (Marina & The Diamonds), Primadona (Marina & The Diamonds), Love Will Tear Us Apart (Joy Division), Gimme Sympathy (Metric), Dark Doo Wop (MS MR), How Soon Is Now (The Smiths), Let It Go (Idina Menzel), The Hold Tight (Nerina Pallot)

2015: 25 anos
♡ Livro: O sol é para todos, Por lugares incríveis, O livro selvagem, Razão e Sensibilidade, A Guerra dos Tronos
♡ Filme: A origem dos guardiões, Kingsman: Serviço Secreto, Cidades de Papel, Star Wars - O Despertar da Força
♡ Série: Game of Thrones
♡ Artista/Bandas: Marina & The Diamonds, Magic, Hilary Duff, Lana Del Rey,
♡ Álbuns: Froot (Marina & The Diamonds), Breathe In. Breathe Out (Hilary Duff), Honeymoon (Lana Del Rey)
♡ Músicas: Froot (Marina & The Diamonds), Savages (Marina & The Diamonds), Rude (Magic!), Don't Kill The Magic (Magic!), Come with Me Now (Kongos), I Want to Know (Kongos), Sparks (Hilary Duff), All About Your (Hilary Duff), God Knows I Tried (Lana Del Rey), Religion (Lana Del Rey), Music To Watch Boys To (Lana Del Rey)

2016: 26 anos
♡ Livro: Confissões do Crematório, Em algum lugar nas estrelas, Fangirl, Norwegian Wood, A Rebelde do Deserto
♡ Filme: Capitão América - Guerra Civil 
♡ Série: Stranger Things e Supernatural
♡ Artista/Bandas: One Direction, Taylor Swift, James Bay
♡ Álbuns: Made In The A.M. (One Direction), FOUR (One Direction), 1989 (Taylor Swift), Speak Now (Taylor Swift), Red (Taylor Swift), Chaos And The Calm (James Bay), Dangerous Woman (Ariana Grande), Blue Neighbourhood (Troye Sivan), Fleetwood Mac 1975 (Fleetwood Mac), Tango In The Night (Fleetwood Mac), E.MO.TION (Carly Rae Jepsen), Dopamine (BORNS)
♡ Músicas: Need The Sun To Break (James Bay), Craving (James Bay), Style (Taylor Swift), Out Of The Woods (Taylor Swift), New Romantics (Taylor Swift), What a Feeling (One Direction), Drag Me Down (One Direction), Simple Man (Lynyrd Skynyrd), Refugee (Tom Petty and The Heartbreakers), Don't Fear The Reaper (Blue Öyster Cult), Peace of Mind (Boston), Crystal (Fleetwood Mac), Go Your Own Way (Fleetwood Mac), Clocks Go Forward (James Bay), Hold Back The River (James Bay), Red (Taylor Swift), Haunted (Taylor Swift), Enchanted (Taylor Swift), American Money (BORNS), Your Type (Carly Rae Jepsen), YOUTH (Troye Sivan), The Emotion (BORNS), Electric Love (BORNS)

2017: 27 anos
♡ Livro: Na natureza selvagem, A Corrida de Escorpião e Moonwalk
♡ Filme: Na natureza selvagem, Capitão Fantástico, Mulher Maravilha, Zootopia, Star Wars - Os últimos Jedi, Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar
♡ Série: Stranger Things
♡ Artista/Bandas: Harry Styles, Taylor Swift, Michael Jackson, Tom Petty and The Heartbreakers, Fleetwood Mac
♡ Álbuns: Lindsey Buckingham Christine McVie, reputation (Taylor Swift), Harry Styles, Places (Lea Michele), Full Moon Fever (Tom Petty), Bad (Michael Jackson), Reckless (Bryan Adams), Divide (ed Sheeran), 
♡ Músicas: Sign of the Times (Harry Styles), Africa (Toto), Eraser (Ed Sheeran), Free Fallin' (Tom Petty), I Still Think About You (Danger Danger), Look What You Made Me Do (Taylor Swift), Gorgeous (Taylor Swift), Shape of You (Ed Sheeran), Sweet Creature (Ed Sheeran), Dreams (Fleetwood Mac), Thrown Down (Fleetwood Mac), Bleed To Love Her (Fleetwood Mac), Steal Your Heart Away (Fleetwood Mac), Love Is Here To Stay (Lindsey Buckingham & Christine McVie), Red Sun (Lindsey Buckingham & Christine McVie), Carnival Begin (Lindsey Buckingham & Christine McVie), Tears Away (Mehcad Brooks)

2018: 28 anos
♡ Livro: A redoma de vidro, Sobre a escrita, Joyland, As garotas, Michael Jackson: a magia e a loucura
♡ Filme: Pantera Negra, Vingadores: Guerra Infinita, Animais Fantásticos: Os crimes de Grindewald
♡ Série: Riverdale e Friends
♡ Artista/Bandas: The Weeknd, Taylor Swift, Michael Jackson, Shawn Mendes, The Rasmus, Scorpions
♡ Álbuns: Starboy (The Weeknd), reputation (Taylor Swift), Invincible (Michael Jackson), Shawn Mendes, Dark Matters (The Rasmus), MTV Unplugged Scorpions
♡ Músicas: Us (James Bay), Is It Scary (Michael Jackson), The Lost Children (Michael Jackson), Empire (The Rasmus), Black Days (The Rasmus), Dragons Into Dreams (The Rasmus), Starboy (The Weeknd), Ordinary Life (The Weeknd), I Feel It Coming (The Weeknd), In Trance (Scorpions), Still Loving You (Scorpions), Where The River Flows (Scorpions)

2019: 29 anos
♡ Livro: It - A Coisa, The Night Tiger, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, The Land of Stories (três primeiros livros), O Pacto
♡ Filme: Dream a Little Dream, Aladdin, Star Wars - Ascensão Skywalker
♡ Série: Stranger Things e Once Upon a Time (4ª Temporada)
♡ Artista/Bandas: Taylor Swift, Roxette, The Rasmus, Ariana Grande, Weezer, Avril Lavigne, Michael Jackson, The Weeknd
♡ Álbuns: Lover (Taylor Swift), thank u, next (Ariana Grande), Look Sharp! (Roxette), The Rasmus 2012, Pacific Daydream (Weezer), Teal Album (Weezer), Black Album (Weezer), Head Above Water (Avril Lavigne), Fine Line (Harry Styles)
♡ Músicas: Cornelia Street (Taylor Swift), I Fell In Love With The Devil (Avril Lavigne), I'm a Mess (The Rasmus), Real Life (The Weeknd), Beach Boys (Weezer), Oxygen (Dirty Heads), Someone's Gonna Light You Up (The Rasmus), Miss Americana & The Heartbreak Prince (Taylor Swift), The Archer (Taylor Swift), Head Above Water (Avril Lavigne), Souvenir (Avril Lavigne), bad idea (Ariana Grande), Chill (The Rasmus), Dream a Little Dream (Mickey Thomas), Speechless (Naomi Scott), Rescue (James Bay), I Could Never Give You Up (Roxette), The Look (Roxette), Get Right (Weezer), Adore You (Harry Styles)


3 de março de 2020

Dentes de Dragão (Michael Chrichton)


Publicado em 2017, Dentes de Dragão é uma obra póstuma de Michael Crichton, falecido em 2008. Já fazia um tempo que queria ler algo do autor, mas não sei se escolhi a obra certa para começar. Se eu tivesse que classificar o livro, diria que é uma mistura de aventura, ficção histórica e western que traz também alguns elementos de romance de formação.

Aqui temos uma história ambientada no Velho Oeste e que inicia no ano de 1876. Esse contexto também ficou marcado pela Guerra dos Ossos, uma disputa entre os paleontólogos Othniel Charles Marsh e Edward Drinker Cope. Logo no início, somos apresentados ao protagonista, William Johnson. Ele é um jovem universitário de família abastada sem muito foco na vida e que, após fazer uma aposta com outro estudante de Yale, acaba se juntando à uma expedição e viajando para um local onde irão ocorrer escavações em busca de ossos de dinossauro. O que acompanhamos é a jornada de Johnson, os contratempos que surgem, as descobertas que fará, os amigos e inimigos que encontrará, etc. Um aspecto que gostei é que, a princípio, nem tudo é o que parece e, por isso, acontecem algumas reviravoltas.

A narrativa do autor é, provavelmente, o aspecto que mais me interessou. É bastante envolvente, de um jeito bem cinematográfico e dinâmico (Michael Crichton também foi roteirista!). A maneira como ele descreve os cenários percorridos pelos personagem nos transporta para lá. A ambientação é outro ponto muito positivo, não só porque o autor descreve os lugares da forma como eles eram naquela época (visitar o Google à procura de fotografias antigas comprova isso), mas também porque em alguns trechos ele insere informações históricas com intuito de fazer o leitor se situar melhor. Ele também se utiliza de certa liberdade ao inserir algumas pessoas que realmente existiram como personagens; é o caso, por exemplo, dos paleontólogos Marsh e Cope, do pistoleiro Wyatt Earp e do escritor Robert Louis Stevenson. 

A tensão também é um fator bastante presente na história. O tempo todo prevalece uma sensação de perigo iminente, seja porque existe a possibilidade de enfrentamento entre expedições, ou de adentrar territórios indígenas, ou a ocorrência de ataques de animais. O cenário árido e inóspito contribui também para a criação de uma atmosfera com estilo de thriller. Ainda sobre a narrativa, apesar de envolvente, em alguns trechos ela pode ficar um pouco arrastada; é o caso de algumas partes em que os personagens apenas percorrem longas distâncias e torcem para que nada de ruim aconteça. Não ocorre o tempo todo, mas achei bom avisar.

Como disse, gostei da leitura, mas ela não foi tão marcante como imaginei. Pensei que seria um livro com foco maior nas escavações e no que delas resultaria, mas a descoberta feita não é tão impactante na história e acaba funcionando mais como um recurso para movimentar a narrativa e fazer tudo acontecer. O livro é menos sobre fósseis e dinossauros e mais sobre o Velho Oeste - com suas incertezas e seus perigos - e a trajetória do protagonista. Ao longo dos capítulos acompanhamos um processo de crescimento pessoal e amadurecimento vivido por Johnson e isso irá transformá-lo em um adulto. A partir dessa perspectiva, de ser uma história também sobre transição, acabei por enxergar o livro de uma forma diferente e, por isso, acabei por gostar da experiência. Não sei se Dentes de Dragão será uma leitura memorável, mas recomendo a leitura para quem se interessa por esse tipo de história.

"O mais natural seria achar que as vítimas da injustiça pensariam duas vezes antes de repetir a mesma injustiça com alguém; mas elas o fazem sem nenhum pudor. De vítimas passam a algozes, levadas por uma certeza moral que chega a provocar arrepios. Essa é a natureza do fanatismo: atrair e incitar extremismos. E é por isso que, qualquer que seja a linha do fanatismo, todos os fanáticos são iguais". (p. 73)