De vez em quando, durante madrugadas de insônia, gosto de fazer boletins da minha vida musical lá no Twitter. A atividade é bem simples: basicamente compartilho estatísticas do meu perfil no Last.FM, enquanto faço alguns comentários aleatórios sobre as descobertas reveladas pelos números de scrobbles. Porém, como nos últimos tempos tenho 1) tentado me desconectar mais cedo e 2) evitado o Twitter, resolvi aproveitar a minha vontade de fazer um boletim para estrear uma nova ~coluna~ no blog. E para que seja uma estreia com estilo, irei me utilizar de estatísticas desde janeiro, assim já posso ter uma prévia do que virá na retrospectiva musical 2018! Assim, sem mais delongas, shall we begin?
ARTISTAS
Seems legit. Está bem coerente com o que tenho escutado e o que achei mais interessante é que a maioria dos artistas na lista já estão na trilha sonora da minha vida há pelo menos dois anos. As únicas novidades são The Weeknd e Shawn Mendes. O primeiro é um forte candidato à categoria "grata surpresa do ano" e o segundo à categoria "finalmente entendi o hype". Aguardemos. No mais, Taylor Swift continua sendo a minha melhor amiga famosa, o Fleetwood Mac continua sendo a principal banda (apesar de que acho que os Scorpions vão passar na frente) e o Michael Jackson roubou o topo da lista, mas isso nem é surpresa porque é isso que reis fazem mesmo.
ÁLBUNS
Bom, confesso que já imaginava que o Invincible (2001) estivesse em primeiro lugar porque eu realmente escutei esse álbum exaustivamente há alguns meses. Passei anos fingindo que não existia e, obviamente, me arrependi. Álbum muitíssimo bom e injustiçado. Tay-Tay não poderia ficar de fora; primeiro, porque o reputation (2017) é ótimo; segundo, porque é a minha trilha sonora de treino, logo escuto com frequência. O HIStory (1995) está sendo quase como uma releitura, pois apesar de já conhecer quase todas as músicas, acho que só agora passei a prestar atenção nelas e me dei conta do quão pessoais e confessionais elas são. No mais, a única surpresa real na lista é o acústico dos Scorpions, que só comecei a escutar há duas semanas e estou realmente chocada que já esteja na quarta posição no ranking. É excelente, super recomendo.
FAIXAS
Olha, nem sei o que dizer e acho que a "culpa" é da minha playlist Michael Jackson para dias tranquilos. Da lista, destaco For All Time, que é lindíssima, uma das mais apaixonadas e sinceras do MJ. Speechless merece toda a sua atenção, pois tenho certeza que irá te deixar sem fala (ba-dum-dum-tss). E I CAN'T EVEN com Is It Scary, pois que MUSICÃO e eu não acredito que ficou esquecida em um EP de remixes. Por fim, mas jamais menos importante, a única faixa de artista diferente: Africa, da banda Toto, a melhor música do mundo. Nunca poderia ficar de fora de uma lista de músicas mais escutadas por mim.
★